10 Sinais De Que O Câncer Está Se Espalhando Em Seu Corpo que você precisa saber. Além disso, O câncer, ou a “doença do século”, é uma doença muito temida. Este tumor maligno afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo e mata milhares de pessoas todos os anos.
Embora não apresente sintomas distintos, é possível observar indícios que podem indicar a presença de células cancerígenas no organismo. Aqui estão 10 sinais que você não deve ignorar!
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Em 2012, 8,2 milhões de pessoas morreram desta doença.
Os fatores de risco para o câncer variam muito com cada tipo de câncer. Em geral, alimentação inadequada, estilo de vida sedentário e tabagismo continuam sendo as principais causas desse tumor maligno em todo o mundo.
O câncer pode afetar diferentes partes do corpo, mas alguns tipos de câncer são mais comuns do que outros. Ainda de acordo com dados da OMS, os cânceres mais comuns em 2012 são:
Nos homens: câncer de pulmão, cólon, reto, próstata, fígado e estômago.
Nas mulheres: câncer de mama , colo do útero , estômago, cólon e reto.
Diferentes tipos de câncer raramente apresentam sintomas. No entanto, alguns sinais podem alertar e levar ao diagnóstico precoce.
Aqui estão 10 sinais alarmantes de câncer para saber:
Cistos ou gânglios:
Cistos ou nódulos linfáticos podem aparecer nas mamas, garganta, estômago ou axilas e podem estar ligados a diferentes tipos de câncer. Portanto, é muito importante examinar-se regularmente para observar as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo . Se você notar um aumento no tamanho desses nós, você precisará consultar um especialista.
Coceira:
O corpo vê o câncer como uma bactéria. Nesse caso, o sistema imunológico tentará defender o organismo, graças aos glóbulos brancos que têm como principal função proteger o organismo contra as bactérias e expulsá-las. Esta operação aumenta o fluxo sanguíneo para a área cancerosa, resultando em uma mudança na cor associada a sensações de coceira.
Feridas que não cicatrizam:
Uma pequena ferida ou um corte leve que leva muito tempo para cicatrizar pode ser um sinal revelador de câncer.
Quando as células cancerosas estão presentes no corpo, o sistema imunológico concentra todos os seus esforços e recursos nelas para destruí-las. Ou seja, nosso mecanismo de defesa prioriza o câncer em vez de pequenos arranhões .
Se você tiver feridas que cicatrizam muito lentamente, certifique-se de limpá-las bem para evitar infecções. Também é aconselhável fazer um exame de sangue, como medida de precaução.
Lesões na boca:
Lesões ou inchaços que aparecem na boca, gengiva ou garganta podem sugerir uma variedade de problemas de saúde, desde uma simples reação alérgica ao câncer oral.
Se forem particularmente esbranquiçados e persistentes, este sinal pode ser alarmante! Desconforto ou dificuldade para engolir também é um sinal de câncer bucal.
Perda de apetite:
A diminuição do apetite pode ser causada por vários fatores, incluindo câncer. A maioria das pessoas com câncer sente menos apetite e não se sente mais atraída por comida. Isso pode ser explicado pelas mudanças no metabolismo associadas ao câncer.
A perda de apetite pode levar a uma perda considerável de peso, bem como a problemas relacionados à desnutrição. Também pode causar o enfraquecimento do sistema imunológico, o que afetará o processo de cicatrização de feridas.
Mudanças nas fezes:
A consistência, a cor e também o cheiro das fezes podem dizer muito sobre o estado de saúde de cada pessoa. Se você notar uma alteração incomum e persistente em suas fezes, pode ser hora de consultar um médico.
Um dos sinais mais comuns de câncer de cólon é a presença de sangue nas fezes. Conforme o tumor cresce, ele obstrui a saída das fezes, o que causa sangramento na passagem. Por outro lado, constipação constante, diarréia que dura mais de duas semanas ou mudanças na cor das fezes também podem indicar câncer de cólon.
Transtornos urinários:
Os distúrbios urinários podem estar relacionados a dois tipos diferentes de câncer: bexiga e próstata.
Entre os distúrbios mais comuns associados a esses cânceres estão:
- Dificuldade em urinar
- Mudanças de cor ao urinar
- Presença de sangue na urina
- Necessidade urgente e frequente de urinar
Sangramento incomum:
O sangramento vaginal que ocorre fora do ciclo menstrual não deve ser considerado levianamente. Esses são os sinais mais comuns de câncer cervical. O sangramento do mamilo está relacionado ao câncer de mama.
Mudanças de voz:
Se você notou uma mudança em sua voz ou ela ficou rouca por algumas semanas, você deve se preocupar! Esses sinais, se persistentes, podem indicar câncer de laringe. Outros sinais também podem estar associados a este tipo de câncer, incluindo: desconforto ao engolir, tosse ou dor de garganta.
Tosse:
A tosse costuma acompanhar doenças como o resfriado comum ou a gripe, mas quando é intensa e persistente, pode ser um sinal de câncer de pulmão, garganta ou esôfago. Se a tosse persistir mesmo que você não tenha nenhuma doença que a possa causar, consulte um especialista para descobrir a causa exata.