Descubra o Arroz Negro: Regula Intestino, Reduz Colesterol e Ajuda a Emagrecer. Ainda que seja pouco comum nas mesas brasileiras, o arroz negro é rico em nutrientes para a saúde, proporcionando diversos benefícios.
Em busca de uma saúde equilibrada e mais qualidade de vida, muitas pessoas estão adotando hábitos alimentares mais saudáveis.
Fato é, que nenhum alimento faz milagre sozinho, porém, alguns possuem qualidades que contribuem com a saúde.
Por isso, devem ser inseridos no cardápio com mais frequência, sempre aliados a uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.
Ainda que seja pouco comum nas mesas brasileiras, um desses alimentos é o arroz negro.
Essa qualidade está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente pessoas que se preocupam em ter um estilo de vida mais saudável.
Benefícios do arroz negro:
O arroz negro é rico em fibras, cálcio, ferro, magnésio, zinco, vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e E.
Por ter alto valor nutricional, é rico em benefícios à saúde.
1. Regula o intestino:
O arroz negro contém alta concentração de fibras e, por isso, ajuda a regular o intestino, auxiliando na digestão e evitando a prisão d eventre.
2. Reduz colesterol e a glicemia:
As fibras solúveis dessa qualidade de arroz auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e também no controle da glicemia.
Também é rico em ômega-3, uma gordura boa que ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL).
Além disso, auxilia na manutenção e integridade dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo hipertensão.
Desse modo, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas.
3. Protege o organismo dos radicais livres:
O arroz negro é rico em antocianina, substância antioxidante que ajuda a proteger o organismo ddos danos causados pelos radicais livres.
Além disso, seus compostos fenólicos (antioxidantes) ajudam a combater o envelhecimento precoce.
4. Ajuda a emagrecer:
As fibras do arroz negro causam sensaçãod e saciedade, contribuindo,a ssim, com a redução do volume abdominal e no processo de perda de peso.
Segundo estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o arroz negro possui maior porcentagem de proteínas e menos carboidratos, quando comparado ao arroz parboilizado, integral, vermelho e polido.
Como cozinhar o arroz negro?
O modo de preparo é o mesmo do arroz tradicional, tempero a seu gosto, porém, o tempo de cozimento é maior, em média 50 minutos.
Dica simples e bem rápida de como fazer um ótimo repelente.