Iogurte Saudável: Como Escolher a Melhor Opção. O iogurte é uma opção comum no cardápio de quem busca manter uma alimentação saudável.
Constituído em boa parte por ingredientes lácteos, o produto geralmente é fonte de cálcio e proteínas —macronutriente importante para diversas funções do organismo, entre elas, a construção de massa muscular.
Mas nem todos os produtos que encontramos no mercado contêm somente ingredientes saudáveis. Muitos apresentam alta quantidade de açúcares, conservantes e aditivos alimentares.
Para ajudar você a fazer uma boa escolha, convidamos quatro nutricionistas para avaliar dezenas de opções das marcas mais comuns nos supermercados brasileiros em cinco categorias diferentes: iogurtes naturais, proteicos, sem lactose, probióticos e zero açúcar.
Mas, afinal, o que é o iogurte?
Consumido desde a Antiguidade, o iogurte é um produto derivado da fermentação de leite de origem animal em cultura de Streptococcus thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp bulgaricus.
Essas bactérias devem estar vivas e em dose adequada até o momento do consumo. Mas não confunda: só isso não faz do iogurte um alimento probiótico.
Para que o produto receba essa denominação, deve ocorrer a adição de micro-organismos pertencentes aos gêneros bacterianos Lactobacillus e Bifidobacterium, que comprovadamente conferem benefícios à saúde.
Iogurtes têm consistência cremosa, sabor levemente ácido e cor clara, normalmente branca. Por conter originalmente nutrientes importantes, como proteínas, vitaminas e cálcio, são muito recomendados a quem quer seguir uma alimentação equilibrada.
Tipos de iogurte:
Iogurte natural ou integral:
O iogurte natural ou integral é feito com o leite integral e fermentos lácteos (bactérias benéficas) sem nenhuma mudança em sua composição.
Iogurte desnatado:
No desnatado há uma redução de gorduras, assim como no leite desnatado, favorecendo seu consumo para quem deseja emagrecer ou para aqueles que tenham colesterol alto.
Iogurte light:
O iogurte lighttem redução de 25% no valor de algum nutriente, que pode ser o valor calórico, carboidratos, lipídios e proteínas, quando comparado ao mesmo produto na versão original.
Iogurte grego:
Esse tipo de iogurte traz uma textura mais cremosa que o iogurte comum, um sabor mais leve e menos ácido, já que no seu processamento, o soro do leite é removido.
Em algumas versões são acrescentadas caldas de frutas, chocolate e açúcar, tornando-o mais calórico.
Segundo a nutricionista Ellen Silva, consultora da loja Açaí 61, o iogurte grego pode ser consumido a qualquer hora do dia com diferentes acompanhamentos.
“Normalmente, os cremes de frutas são preparados com creme de leite, leite condensado e iogurte, o que aumenta o valor calórico.
O creme de frutas, quando preparado com o iogurte grego tradicional ou o caseiro, valoriza todos os benefícios dele e se torna uma opção mais saudável”, explica.
Tipos de iogurte: Benefícios:
Ellen destaca que o iogurte é fonte de probióticos, bactérias benéficas que auxiliam na saúde intestinal, fortalecendo o sistema imunológico no combate às bactérias ruins.
São uma excelente fonte de cálcio, o que ajuda na prevenção de osteoporose em adultos. Rico em proteínas, são fundamentais na formação e reestruturação dos músculos, órgãos e tecidos.
E ainda auxilia no processo de emagrecimento, já que aumenta a saciedade e diminui a vontade de comer.