Tremor nos Olhos: Saiba O que é, Causas e o Que Fazer Quando Isso Acontecer

Tremor nos Olhos: Saiba O que é, Causas e o Que Fazer Quando Isso Acontecer. Além do que, embora o tremor seja causado pelo cansaço dos músculos, existem outros fatores que contribuem para esse problema. Muitas pessoas, ao menos uma vez na vida, já tiveram um episódio de tremor nos olhos e ficou sem entender o que isso poderia ser.

Esse tremelique, também chamado de mioquimia, ocorre devido ao cansaço muscular que afeta a região das pálpebras. Essa contração involuntária e espontânea pode ser passageira, sem causar nenhum outro problema, ou pode estar associada a alguma doença.Tremor nos Olhos Saiba O que é, Causas e o Que Fazer Quando Isso Acontecer

Para que você possa entender mais sobre esses espasmos na pálpebra, conheça as causas mais comuns e o que fazer.

Tremor nos Olhos: Saiba O que é, Causas e o Que Fazer Quando Isso Acontecer:

Deficiência de vitaminas e minerais:

Nossos músculos, incluindo as pálpebras, precisam de algumas vitaminas e minerais para o bom funcionamento. Dentre eles estão magnésio, potássio, vitamina B12 e a falta de água.

Quando há deficiência desses nutrientes pode ocorrer tremores nos olhos, principalmente em pessoas acima de 65 anos que seguem uma dieta restrita. Desse modo, é fundamental ingerir alimentos ricos em vitaminas do complexo B, além de tomar no mínimo dois litros de água por dia.

Poucas Horas de Sono:

Dormir poucas horas por dia pode provocar o aumento do cortisol (hormônio do estresse) e, consequentemente, causar tremor nos olhos. Pessoas que dormem menos que sete horas por dia podem sentir-se mais cansadas.

Com isso, caso permaneçam por um longo período sem descanso após acordar, as pálpebras podem começar a tremer. Portanto, para evitar esse problema, aconselha-se dormir no mínimo oito horas por dia, ou pelo menos, a quantidade necessária que seu corpo precisa para relaxar.

Estresse e ansiedade:

Fatores emocionais, como a ansiedade e o estresse, podem causar alterações em nosso organismo, inclusive, provocar a mioquimia. Devido aos hormônios liberados, tanto na ansiedade como no estresse, o funcionamento dos músculos é prejudicado. No entanto, os músculos menores, como as pálpebras, são os mais prejudicados, causando, assim, tremores.

Exposição excessiva a dispositivos eletrônicos:

Ao passar várias horas em frente a computadores e celulares pode ocorrer um desgaste nos músculos. Como consequência, ocorre um “estresse” na pálpebra e, logo, o tremelique nos olhos.

Por isso, evite ficar muito tempo em frente a esses dispositivos eletrônicos, estipulando um período de descanso durante o dia. Além disso, desconecte-se desses aparelhos uma hora antes de dormir, para que possa ter uma boa noite e o descanso necessário para os olhos.

O que fazer quando sentir um tremor no olhos:

Quando sentir esse tremelique em seus olhos é fundamental procurar um médico, se possível, que seja especialista, no caso, um oftalmologista.

Ele irá examinar e apontar as possíveis causas e/ou detectar o problema, indicando o tratamento adequado.

Cuidados diários com os olhos:

  • Higienize diariamente os olhos, deixando-os livres de resíduos de maquiagem, protetor,
  • sombra e qualquer outro cosmético;
  • Use óculos de sol de qualidade;
  • Não durma com maquiagem;
  • Não use colírios sem recomendação médica;
  • Feche os olhos várias vezes ao dia;
  • Nunca utilize óculos de grau de outra pessoa;
  • Faça consultas periódicas ao oftalmologista.

Deixe um comentário