5 COISAS QUE PROVOCAM MAU CHEIRO NAS PARTE INTIMAS! O aparecimento de corrimento vaginal com mau cheiro é sinal de alerta para as mulheres, pois normalmente é indicativo de infecções bacterianas ou por parasitas e que podem ser passadas de uma pessoa para outra por contato sexual ou contato direto com as secreções.
O mau cheiro do corrimento é semelhante ao cheiro de peixe podre e geralmente vem acompanhado por outros sintomas como coceira, ardor ao urinar, cor amarelo-esverdeado e dor durante as relações sexuais, sendo aconselhável procurar um ginecologista para identificação das causas e tratamento do problema.
Conheça nessa matéria 5 Coisas que provocam mau cheiro nas partes intimas! Conversamos com uma ginecologista do ambulatório de sexualidade da mulher da Unifesp, em São Paulo, para descobrir aquilo que está dando mau cheiro na vagina.
E ela garante: cheirar a calcinha para saber como vai a saúde da sua vagina é um hábito mais do que saudável. Confira Agora 5 COISAS QUE PROVOCAM MAU CHEIRO NAS PARTE INTIMAS!
Infecções:
O principal motivo para a mudança do cheio da vagina são as infecções que alteram a flora vaginal. A alteração pode provocar a proliferação de bactérias que alteram o odor natural da zona V. Então, mantenha suas consultas sempre em dia!
Menstruação:
A mudança está puramente relacionada ao principal componente da menstruação: o sangue. Os metais que compõe o líquido tornam o odor vaginal mais metálico.
Sexo:
Assim como a menstruação, a mudança do cheiro da vagina durante o sexo está ligado ao esperma masculino, que é muito básico, alterando o pH ácido da zona V.
Medicamentos:
Neste caso, a medicação que se destaca são os antibióticos já que, além de matar bactérias que estão causando a doença, eles também tendem a combater as próprias bactérias do corpo, incluindo as da região da vagina.
Exercícios físicos:
Na verdade, a atividade física não altera o cheiro propriamente dito. O que acontece é que as glândulas sudoríparas ao redor da zona íntima são estimuladas durante o exercício e deixam o odor do suor na região.
Opções de tratamento caseiro:
Um bom tratamento caseiro para reduzir o incômodo causado pelo corrimento com mau cheiro é o banho de assento com folhas de goiabeira, já que possui propriedades antibióticas.
Ingredientes:
- 30g de folhas de goiabeira
- 1 litro de água
Modo de preparo:
- Ferver 1 litro de água, desligar o fogo após fervura, acrescentar as 30g de folhas de goiabeira e fechar a panela durante 3 a 5 minutos. Em seguida, deve-se coar para retirar as folhas e colocar todo o chá numa bacia.
- Quando estiver numa temperatura suportável, sentar da bacia sem roupa para fazer um banho de assento, lavando cuidadosamente toda a região genital até a água esfriar. Repetir o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.
- Além do banho de assento com folhas de goiabeira, algumas alterações na alimentação como consumir mais frutas, legumes, verduras e iogurte natural, podem ajudar na diminuição do corrimento com mau cheiro pois facilitam o reequilíbrio da flora bacteriana do órgão genital feminino.
- Se o mau cheiro persistir após tratamento com o chá por alguns dias, é importante que seja realizado um exame bacteriológico do corrimento por um médico ginecologista, para identificar qual o agente agressor e tratar convenientemente o caso.