Dores no Corpo ao Acordar – Saiba os Significados! Veja algumas dicas sobre o que podem significar as dores no corpo ao despertar do sono. Cada situação pode indicar um problema especifico, veja com atenção!
Não é incomum as pessoas terem várias horas de sono e, inexplicavelmente, acordarem como se tivessem passado o carnaval inteiro pulando atrás de um trio elétrico!
Algumas pessoas acordam com dores pelo corpo que podem ser sinais de problemas de saúde. Conversando com alguns profissionais da área, eles nos deram algumas dicas de possíveis diagnósticos para estes problemas, possibilitando uma visão mais clara sobre os diversos fatores que podem estar influenciando.
Como gostamos de lembrar, não estamos aqui fazendo qualquer diagnóstico ou dando qualquer orientação médica. São os médicos especialistas, ou o seu médico, que podem fazer isso.
Estamos aqui informando nossos leitores para poder ajudar o médico no dia em que for na sua consulta, explicando melhor onde estão suas dores, e o que está acontecendo com seu corpo.
Nós da Salve Dicas Oficial Estamos sempre buscando a melhor informação para orientar nossos leitores.
Veja as dicas:
Dor nas costas:
Acordar com uma dor nas costas pode ser causado simplesmente por dormir de lado toda a noite, o que pode criar uma flexão significativa no quadril. Resolver esse problema é simples: basta dormir com um travesseiro entre as pernas para manter o alinhamento do quadril.
Porém, não são todos os casos em que isso é verdade. A dor nas costas muito intensa ou persistente pode ser o sinal de um problema mais grave, tal como uma hérnia de disco, uma protrusão discal, uma má postura durante o dia, entre outros.
O fato de não ter mais dores durante o dia não significa que o problema não existe.
Dor no corpo todo: insônia:
A insônia pode provocar dores no corpo. O problema é que todo mundo acha que insônia é quando você não dorme. A insônia é também um termo relacionado à qualidade do seu sono.
Você pode estar acordando várias vezes durante seu sono sem perceber ou sequer conseguindo dormir. Talvez você até sofra de apneia do sono e não saiba.
Insônia está relacionada a não dar tempo do seu corpo e mente se recuperarem de um longo dia. Por isso, acordar de manhã exausto e com dores depois de uma ou mais noites de insônia é muito comum.
Dor de dentes:
Se você acorda com uma dor de cabeça e sentindo os dentes um pouco dormentes, é provável que você está rangendo os dentes durante a noite, o que pode ser também causado pelo bruxismo.
Massagem na área da mandíbula antes de ir dormir e assim que você acordar de manhã pode ajudar, incluindo a aplicação de uma toalha morna. Considere também ver o seu dentista para um protetor de boca ou uso de aparelho ortodôntico, para impedir que você ranja os dentes.
Garganta dói:
Quando sua garganta dói pela manhã, pode ser um sinal de apneia do sono, devido ao ronco e às interrupções da respiração durante a noite.
Uma outra causa possível são alergias.
Geralmente as dores na garganta de alergia estarão associadas a outros sintomas, tais como corrimento nasal, vias nasais entupidas, e irritação nas vias respiratórias.
Dor nas articulações:
Após acordarmos, as articulações ainda estão se soltando, enquanto nos movimentamos e nos movemos. Porém, quando essas dores nas articulações persistem por muito tempo (não passam depois de 1 ou duas horas após acordar), essas dores podem ser um sinal de um problema mais grave, tal como a osteoporose ou artrite.
Alongamentos, Pilates, Yoga, caminhada, musculação de baixo impacto, são exercícios que podem contribuir para ajudar na redução das dores nas articulações pela manhã. Alguns alongamentos ajudam a reduzir consideravelmente as dores pela manhã das articulações e musculares.
Dor de estômago:
Quem sente muita dor de estômago pela manhã pode estar sofrendo de refluxo ácido, que é uma condição de saúde causada pelo aumento da acidez do estômago, ou por uma gastrite/úlcera, em casos mais graves.
Essa situação pode ser causada por não se alimentar antes de ir para a cama, alergias alimentares, por causas ambientais ou genéticas. Uma boa dieta, alimentação de 3 em 3 horas e principalmente, uma alimentação saudável antes de ir dormir, é extremamente importante.
Dores de cabeça:
Enxaqueca, estresse, tensão, insônia, uma má postura, apneia. Estas são apenas algumas das possíveis causas de dores de cabeça pela manhã. Porém, o motivo mais comum de dores de cabeça são alterações na pressão sanguínea, principalmente pressão alta.
Faça uma verificação com seu médico para descartar qualquer condição mais grave.
Dor nos pés:
Quem sente dores nos pés pela manhã pode estar sofrendo de fasciíte plantar. Basicamente, é uma ou várias lesões no pé, causadas pelo uso de calçados incorretos, má postura, problemas de pisada, etc. Fisioterapia, o uso de calçados corretos, e massagem, geralmente resolvem o problema.
Importante:
Todas as dores tem suas causas e para tanto é de suma importância que procure um médico especialista. Assim que os sintomas comecem a aparecer ele fará verificação das corretas doenças que porventura podem estar acometidos.