Leite e água: para acabar com os pulgões das plantas do seu jardim. Além disso, A aplicação de leite e água, em concentração adequada, é eficaz no controle dos pulgões nas plantas. O pulgão é uma das pragas mais comuns nos jardins, na horta e na agricultura.
Com um tamanho de aproximadamente 5 mm, esses insetos causam danos nas plantas e atrasam seu desenvolvimento. Isso ocorre porque o pulgão suga grande quantidade de seiva.
Com isso, o inseto injeta a toxina que acaba deixando as folhas retorcidas e retardando o crescimento. Portanto, se os pulgões infestam suas plantas, saiba que você pode combatê-los de forma ecológica.
Para isso, prepare uma solução com leite e água, utilizando a proporção de uma parte de leite para cada cinco partes de água. O leite possui propriedades germicidas e vários sais e aminoácidos em sua composição.
Essas substâncias aumentam a resistência das plantas, pois o leite modifica as características da superfície da folha, como pH, nutrientes e gorduras.
Diante disso, não permite a instalação de patógenos, que são os bichinhos causadores das doenças.
De acordo com a Embrapa, essa solução de leite cru com água foi eficaz contra o oídio, uma doença causada por fungos e que ataca todos os órgãos verdes da planta como folhas, brotos e bagas.
O oídio é transmitido rapidamente com o vento e também por insetos vetores, como pulgões.
Segundo o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Wagner Bettiol, a solução à base de leite e água é totalmente inócua ao meio ambiente e não causa nenhum impacto ambiental.
Leite água para pulgões:
Ingredientes:
- 200 ml de leite
- 1 litro de água
Observação: Caso queira, pode fazer meia receita.
Modo de preparo:
Despeje o leite em um recipiente, complete com a água e misture bem.
Coloque em um pulverizador – caso não tenha, utilize uma garrafa PET e faça furos na tampa.
Em seguida borrife essa solução nas plantas, molhando bem todas as folhas.
Faça a pulverização de cima para baixo e de baixo para cima.
A mistura deve ser aplicada duas vezes por semana até os pulgões desaparecerem.
Essa solução não deve ser armazenada e nem reutilizada, pois o leite azeda.
Por isso, sempre que precisar usar prepare uma solução fresca.
Portanto, se você estiver sofrendo com pulgões em suas plantas, principalmente nos pés de limão, laranja, mexerica, couve e outras hortaliças.
Aposte nessa solução.