Minha Vizinha de Chorava Dor Nos Joelhos. Até Que Usou Isso! O aparecimento de dores nas articulações dos joelhos, braços, pulsos e mãos são comuns conforme a idade avança.
Mas também podem acontecer em pessoas mais jovens que não têm cartilagem o suficiente para proteger as extremidades dos ossos.
As pessoas que precisam lidar com as dores podem ter dificuldades para realizar atividades diárias e algumas vezes percebem que seus movimentos estão mais limitados.
Isso pode indicar uma considerável diminuição nos níveis de colágeno, uma proteína que constitui a base principal da cartilagem dos ossos e dos tendões.
Por sorte, encontramos um remédio muito eficaz para frear o desgaste e acalmar a dor nas articulações. Trata-se da gelatina, recomendada por muitos profissionais de saúde.
Quais os benefícios da gelatina para as articulações?
A gelatina é um alimento muito comum e econômico, que é utilizada tanto na cozinha quanto em tratamentos para a saúde e a beleza.
Do ponto de vista nutricional, ela se caracteriza pela quantidade de proteínas, que derivam do processamento do colágeno animal.
Milhares de pessoas a incorporaram em suas dietas para a saúde articular, já que contém nutrientes que restauram e protegem os tecidos conectivos.
Estima-se que a gelatina é composta por cerca de 90% de proteínas provenientes da pele e do sistema ósseo animal, e de 2% de sais minerais e o resto de água.
Esses compostos permitem empregá-la com várias finalidades terapêuticas, sobretudo porque conferem a faculdade de sintetizar o colágeno no corpo.
Graças a isso, seu consumo regular protege as articulações e proporciona uma proteção extra para unhas, cabelo, dentes e pele.
É recomendada para o tratamento de problemas do tecido conjuntivo, pois seus nutrientes contribuem para diminuir a inflamação e reparar a cartilagem que vai se desgastando com o tempo.
Contém aminoácidos essenciais, como a arginina e a glicina, que, no corpo, estimulam a construção de massa muscular.
É um alimento livre de colesterol e de gorduras, sendo também um apoio para as dietas por acelerar o metabolismo e ajudar o corpo a perder peso.
Contém substâncias que melhoram a digestão dos alimentos mais pesados, o que contribui para acalmar a inflamação abdominal e os gases.
Aplicada como tratamento, proporciona elasticidade e força aos tendões e ligamentos para evitar lesões.
Como se não bastasse, seus nutrientes fortalecem o sistema imunológico e previnem o desenvolvimento de várias doenças.
Para cuidar da saúde articular aconselha-se o consumo de 10 gramas de gelatina por dia. Isso pode ser obtido através de sobremesas, vitaminas e outras receitas.
No entanto, com o objetivo de aumentar seu poder terapêutico, propomos este remédio pensado exclusivamente para acalmar a dor nas articulações.
Este remédio deve ser consumido todos os dias em jejum, no mínimo meia hora antes do café da manhã. Pode ser combinado com suco de laranja natural para obter um sabor melhor e para ser melhor absorvido.
Ingredientes:
½ colher de gelatina sem sabor (5 g)
½ copo de água gelada (100 ml)
½ copo de água morna (100 ml)
Como Fazer?
Coloque a gelatina na água gelada e deixe repousar por toda a noite. No dia seguinte, junte a água morna e leve para esquentar no banho-maria. Quando tiver se dissolvido por completo, retire e consuma.
Outra dica, é usar através de compressas. Apesar de não oferecer muitos nutrientes para a cartilagem, é uma boa opção para acalmar a dor e a
inflamação.
Para preparar, você vai misturar 1 colher de gelatina sem sabor em 1 litro de água. Pegue 1 gaze, molhe em água quente, dobre várias vezes e junte a gelatina sem sabor.
Se você não tiver gaze em casa, pode usar um pedaço de tecido. Envolva nas articulações doloridas, e cubra com uma tira elástica, deixando agir por 20 minutos. Repita o procedimento diariamente.
Lembre se de que você não se deve consumir gelatina em excesso se sofrer de problemas hepáticos, aterosclerose e estomacais.
Além dos benefícios já citados, a gelatina também atua sobre os transtornos do tecido conjuntivo tais como artrose reduzindo inflamações.