Remédio caseiro para pelos encravados. Um excelente remédio caseiro para pêlos encravados é fazer uma esfoliação no local com movimentos circulares. Esta esfoliação irá remover a camada mais superficial da pele, ajudando a desencravar o pêlo.
No entanto, além de fazer a esfoliação, também é importante evitar usar roupas muito justas logo após a depilação porque esta é uma das principais causas dos pêlos encravados.
Remédio caseiro para pelos encravados:
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de fubá;
- 1 colher (de sopa) de aveia;
- 3 colheres (de sopa) de sabonete líquido.
Modo de preparo:
Misturar os ingredientes em um recipiente até obter uma mistura homogênea. Durante o banho, esfregar esta mistura na região com os pelos encravados e enxaguar com água.
Depois do banho, pode-se ainda passar um creme hidratante no local para tornar a pele mais flexível e fácil de perfurar pelo.
Esta esfoliação deve ser feita pelo menos 2 a 3 vezes por semana, sendo que os resultados começam a ser observados a partir da primeira semana de uso.
O que não fazer:
Não se deve tentar desencravar o pelo com uma pinça ou com os dedos, pois a região pode inflamar, ficando a região ao redor do pelo vermelha, inchada e dolorida. Deve-se apenas fazer as esfoliações e quando o pelo sair, tirá-lo.
Além disso, enquanto o pelo está encravado, deve-se evitar passar a lâmina ou fazer a depilação com cera, pois isso ainda vai dificultar que o pelo desencrave e saia.
Quando procurar o médico:
É importante procurar o dermatologista quando a região ao redor do pelo ficar vermelha, inchada, quente, dolorida e com formação de pus, pois isso pode significar que o local de crescimento do pelo infeccionou.
Nestes casos, o dermatologista normalmente prescreve um antibiótico em forma de pomada ou comprimido e pomadas anti-inflamatórias.