Rússia Ameaça Atacar Comboios Ocidentais Que Levam Armas Para a Ucrânia. Além disso, Um diplomata de alto escalão de Moscou enviou uma mensagem aos EUA de que considerariam atacar os esconderijos de armas prometidos ao exército ucraniano.
Os aliados da Otan continuam os esforços para suprir o exército de defesa fortemente desarmado sem entrar em conflito direto.
Mas pode se transformar em um ponto de inflamação que corre o risco de a guerra se transformar em um conflito direto entre a Rússia e os países ocidentais se caminhões ou aviões pertencentes a um país da Otan forem atingidos.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, ‘avisou os EUA que bombear armas de vários países que eles orquestram não é apenas um movimento perigoso, é uma ação que torna esses comboios alvos legítimos’.
Ele também denunciou as sanções dos EUA contra Moscou como uma “tentativa sem precedentes de dar um duro golpe em vários setores da economia russa”.
Os países da Otan recusaram firmemente os repetidos apelos do presidente Zelensky para a instalação de zonas de exclusão aérea ao redor da Ucrânia.
A perspectiva de exércitos ocidentais abatendo caças russos é considerada um grande risco caso desencadeie um conflito direto com uma potência nuclear.
O presidente dos EUA, Joe Biden, reiterou essa posição ontem, dizendo: ‘Quero ser claro: defenderemos cada centímetro do território da OTAN com todo o poder de uma Otan unida e galvanizada.
Um funcionário do Palácio Elyses disse que Putin ainda “não parecia pronto para acabar com a guerra”, apesar de concordar com o diálogo.
Eles acrescentaram que tanto a França quanto a Alemanha reiteraram seu apelo por um cessar-fogo imediato na Ucrânia como condição para negociações completas.
A leitura do Kremlin da ligação com Macron e Scholz não mencionou um cessar-fogo e acusou a Ucrânia de usar civis como escudos humanos.
Cerca de 1.300 soldados ucranianos foram mortos desde o início da invasão russa, disse o presidente Zelensky neste sábado.
Ele disse que as equipes de negociação ucranianas e russas começaram a discutir tópicos concretos em vez de trocar ultimatos.
O líder ucraniano disse que o Ocidente deveria estar mais envolvido nas negociações para acabar com a guerra, mas saudou os esforços do primeiro-ministro israelense Naftali Bennett para mediar.
Fonte: https://metro.co.uk/2022/03/12/ukraine-russia-threatens-to-attack-western-arms-convoys-16264516/